PARE E PENSE...
“Não
paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de
brincar.”
(Nana,
103 anos)
"Brincar
com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios
estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
"Sem a
curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
nem ensino".
( Paulo Freire)
"Ao
brincar com a criança, o adulto está brincando consigo
mesmo".
(
Carlos Drummond de Andrade )
"Brincar
é condição fundamental para ser sério".
(
Arquimedes )
“Há
escolas que são gaiolas, há escola que são asas”
(Rubem
Alves)
“O
maior estímulo para ter disciplina é desejo de atingur um
objetivo”
(Içami
Tiba)
"Tudo o
que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou
inventar"
(J.Piaget)
"Educação
é o que resta depois de se ter esquecido tudo que se aprendeu na
escola".
(Albert Einstein)
"Não se
deve interromper a concentração de uma criança que está
brincando"
(Nylse
Cunha)
"E... não
diga que a criança errou: ela apenas ainda não
aprendeu..."
(Nylse
Cunha)
"É
possível descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano
de conversa"
(Platão)
"Toda criança é artista, o
problema é como permanecer artista quando crescer"
(Pablo
Picasso)
"Deus é
alegria.Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem
que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma
criança.Está sempre à procura de companheiros para
brincar".
(Rubem
Alves)
"A
infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser
humano".
(J.Piaget)
"As
maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que
no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e
moralidade".
(Vygotsky)
"..a
atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança
sendo por isso, indispensável à prática educativa".
(J.Piaget)
"A
leitura do mundo precede a leitura da palavra" (Paulo
Freire)
“... a
brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o
crescimento e, portanto, a saúde...”
(Winnicott)
“A
criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar
ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por
prazer."
(Winnicott)
"Ao
brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira,
executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não
sente como agradáveis na realidade"
(Vygotsky)
"Mestre
não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"
(Guimarães
Rosa)
"Ler
não é decifrar, escrever não é copiar"
(Emília
Ferreiro)
"As
crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz
exatamente o contrário do que diz" (Paulo Freire)
"Nas
brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do
mundo".
(J.Piaget)
Você não pode dizer a
uma criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que
dizer: "Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um
pouco, brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um
programa completo de exercício na forma de
brincadeira.
(Arnold Schwarzenegger).
"O
saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo
intelecto".
( Frei
Betto )
"O
saber que não vem da experiência não é realmente saber"
(Lev
Vygotsky)
"Se o
individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre
moralmente"
(J.Piaget)
"Ainda
acabo fazendo livros onde as crianças possam morar"
(Monteiro
Lobato)
"Se
você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a
ignorância".
(Derek
Bok)
|
BLOG VOLTADO PARA AS AULAS DO CURSO DE BRINQUEDISTAS QUE SERÃO MINISTRADAS PELA MINHA AMIGA ROSA MIRIA CORREIA LEITE
quinta-feira, 27 de junho de 2013
FRASES E PENSAMENTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário